quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Sugestão de leitura para descobrir o quotidiano no Estoril na II Guerra Mundial

Há histórias e memórias que ainda são pouco conhecidas e que vale a pena, definitivamente, contar, descobrir e preservar.

Durante a II Guerra Mundial, apesar da neutralidade de Portugal, foram aos milhares os refugiados, os espiões, os diplomatas que passaram por Portugal. A verdade é que as histórias que estes por cá deixaram ainda continuam na sombra da Memória.

Falamos de histórias insólitas, histórias trágicas, memórias dilacerantes, recordações de crianças! 

Muitos hotéis e pensões do Estoril a Cascais guardam histórias incríveis. Os refugiados com poder social e financeiro permaneceram por períodos diversos hospedados naquelas localidades. Passavam o dia a caminhar à beira mar, dar mergulhos, ir ao Casino e, organizar a sua próxima viagem, para fugir desta Europa mergulhada no caos e na escuridão. 

Famílias de grande fortunas e poder que encontraram em Portugal um porto de abrigo provisório. Homens, mulheres e muitas crianças que sobreviveram a esta tragédia da Humanidade.

Para breve uma visita: os refugiados dourados - o Monte Estoril na II Guerra Mundial.

Até lá fica esta sugestão de leitura:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Um almoço de conto de fadas - à mesa com três rainhas

A nossa terceira visita imaginária convida-vos a descobrir um almoço muito especial. A ideia é simples: imaginemos que vamos participar no...