quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Nos passos de Blimunda e Baltasar - a epopeia do Convento e Palácio de Mafra

Já este domingo 27 de outubro, vamos viajar pelo tempo e recuar até ao século XVIII. Na visita "os segredos do Palácio e Convento de Mafra", vamos reconstituir a impressionante e memorável epopeia da construção deste edifício imponente.

Vamos imaginar que somos parte do imenso povo que acorreu a Mafra no dia da sua sagração. Para pintar esta cena, um romance: o Memorial do Convento, de José Saramago:

 “Enfim chegou o mais glorioso dos dias, a data imorredoira de vinte e dois de outubro do ano da graça de mil setecentos e trinta, quando el-rei faz quarenta e um anos e vê sagrar o mais prodigioso dos monumentos que em Portugal se levantaram."

São muitos os segredos que aquelas pedras guardam. Aqui se instalou toda a Corte no ano de 1806/1807, na atribulada época que precedeu as Invasões Francesas. Em Dezembro de 1807, as tropas francesas alojaram-se no Palácio. Também D. Pedro V vinha com sua mulher, a rainha D. Estefânia,  passar algumas temporadas em Mafra.

 Estas e muitas histórias de quem por cá passou, de quem viu e assistiu a esta obra colossal. Heróis, muitos e muitos permaneceram anónimos. Blimunda e Baltasar guiarão os nossos passos! Através da arquitetura, vamos descodificar mensagens cruciais.



Juntem-se a nós para uma visita cheia de memórias!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um almoço de conto de fadas - à mesa com três rainhas

A nossa terceira visita imaginária convida-vos a descobrir um almoço muito especial. A ideia é simples: imaginemos que vamos participar no...