domingo, 26 de abril de 2020

Um almoço de conto de fadas - à mesa com três rainhas


A nossa terceira visita imaginária convida-vos a descobrir um almoço muito especial. A ideia é simples: imaginemos que vamos participar no almoço oferecido a 24 de março de 1905, no Paço Real de Sintra (Palácio da Vila), oferecido por Suas Majestades a rainha viúva D. Maria Pia e o filho, o rei de Portugal, D. Carlos. A convidada muito especial é a rainha Alexandra do Reino Unido.



Esta viagem pelo tempo tem as seguintes etapas:

1) Preparação do almoço de 24 de março de 1905, em Sintra
2) A ementa

A azáfama dos preparativos, para os quatro dias de recepção à Rainha Alexandra, foi muito grande. A própria rainha viúva D. Maria Pia (com o seu chefe de mesa, o comendador António Duarte) orquestrou com muito rigor a seleção dos serviços de mesa, as decorações, as ementas, as atividades culturais e os passeios.

A rainha (consorte) Alexandra do Reino Unido casou em 1863 com o príncipe de Gales, Albert Edward de Saxe-Coburgo e Gotha, posterior Edward VII, em 1901. A visita que a traz a Portugal, em 1905 resulta, de uma promessa feita a D. Carlos e D. Amélia que tinham estado em Windsor, em 1904. Chegou a Lisboa a 22 de março de 1905, com alguns dias de atraso devido aos temporais ocorridos durante a viagem. Ficou alojada no Palácio das Necessidades, residência oficial dos reis.

Vamos entrar neste universo de conto de fadas para adultos e sentar-nos à mesa com três rainhas (D. Maria Pia, D. Amélia e Alexandra do Reino Unido) e um rei (D. Carlos). Algumas semanas antes, D. Maria Pia, anfitriã requintada, elaborou várias listas dos serviços a serem transportados do Palácio da Ajuda para o Paço de Sintra. Essas listas incluíam os serviços mais luxuosos de prata, peças e talheres da baixela Germain, Veyrat, Maison Odiot, por exemplo. As listas requisitavam também os vidros mais elegantes como os cristais Baccarat, serviços adquiridos em Viena, na  J&L Lobmeyr, e em Murano, na Compagnia di Venezia e Murano. E claro, as melhores porcelanas das coleções reais, das marcas Haviland Limoges, Meissen et Sèvres . D. Maria Pia adquiriu a maioria destes serviços esplêndidos, nas suas viagens pela Europa, gastando uma fortuna para enriquecer as coleções da Casa Real Portuguesa.


24 de março de 1905

A manhã começou com uma viagem de comboio até Sintra. As comitivas reais visitaram a vila, o Palácio e o Parque da Pena. Pouco depois das 13h, o almoço foi servido para 40 convidados, na Sala das Pegas do Paço Real de Sintra. Os arranjos florais patentes na mesa do almoço eram essencialmente feitos com camélias, violetas, rosas, lilases e lírios do vale (estes vindos de Paris), sendo a flor favorita da rainha Alexandra.

O menu foi impresso em Paris, na Maison Maquet, uma papelaria conceituada, fornecedora de artigos de luxo para várias cortes europeias. A partir de meados do século XIX, está na moda “o serviço à russa”. Consistia em apresentar aos convidados uma sequência de iguarias que começava com pratos ligeiros (cada prato com a sua bebida correspondente) e terminava com sobremesas.





Petits pains à l’Allemand
Pãezinhos à Alemã
Langue à l’Ecarlatte
Língua Escarlate
Canapè de Thon
Canapé de Atum
Consommé Chancelière
Consomé Chancelière
Oeufs à la Montglas
Ovos à Montglas
Saumon à la Genevoise
Salmão à Genovesa
Tournedos à la Bordelaise
Tornedós à Bordalesa
Mousse de foie-gras à la Reine
Mousse de foie gras à la Reine
Poulardes de Bresse sauce Périgord
Galinhas de Bresse com molho Périgord
Asperges glacées sauce Tartare
Espargos frios com molho Tártaro
Pouding à l’Ecossaise
Pudim à Escocesa
Glace Vivienne
Gelado Vivienne
Patisserie – Pièce en nougat
Pastelaria – Peça de nougat
Cafee – Vins – Liqueurs
Café – Vinhos – Licores


O almoço terminou às 14h15. Um almoço de conto de fadas onde brilharam o luxo da decoração, o requinte dos pratos e a elegância dos convidados. Um almoço exclusivo e sofisticado que encantou a rainha Alexandra e todos os convidados.

Ficou deslumbrado/a com este evento? Quais foram os pratos que mais gostou de provar?   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um almoço de conto de fadas - à mesa com três rainhas

A nossa terceira visita imaginária convida-vos a descobrir um almoço muito especial. A ideia é simples: imaginemos que vamos participar no...