quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Nos passos do Marquês de Pombal

Se há uma figura histórica que marca diferentes épocas e que divide opiniões é  Sebastião José de Carvalho e Melo.

A obra que construiu e toda a documentação existente relacionada com a mesma, mostram-nos uma figura densa, complexa e multifacetada. O percurso diplomático e político, a vida familiar e os projetos científicos em que se envolveu, são espaços a serem explorados para melhor compreender o homem que se tornou Marquês de Pombal aos 71 anos.

Figura controversa, temida, trabalhador árduo e disciplinado, menosprezado pelas famílias da grande nobreza do reino, amante das ciências e das artes, homem de família e visionário.

Na visita que está a ser preparada, (prevista para fevereiro 2020), vamos seguir os passos de Sebastião José e descobrir as peripécias e a odisseia da figura que fundou o estado moderno. Pelo caminho, histórias insólitas, algumas cómicas outras trágicas, um percurso minuciosamente controlado, memórias de família, encontros cruciais com homens do mundo.

Para esta visita, uma obra de Paulo Larcher, O Tintureiro Francês

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A vida na corte de D. João V: luxo e extravagâncias

 Este domingo 10 de novembro, voltamos a ter uma edição da visita "os segredos do Palácio e Convento de Mafra". Vamos recriar o quotidiano da corte no reinado de D, João V: luxo, festas, ouro, diamantes e muitas extravagâncias!

O magnífico aparato de todas as cerimónias, banquetes e festas tinha objetivos bem claros: dar visibilidade ao poder absoluto do rei e mostrar o esplendor e prestígio de Portugal. No romance de José Saramago, O memorial do Convento, são vários os capítulos que nos transportam para este universo privilegiado do mundo da corte de D. João V.

O gosto pela música barroca, pela dança como a pavana e o minuete, a admiração pela moda francesa e o fascínio pelo bom gosto marcaram este reinado. Fora da corte, a miséria, a fome, as injustiças e grandes assimetrias sociais. Um rei, dois mundos, uma obra.

A obra, ela, é monumental. Uma obra para a posteridade! Um projeto faraónico que mobilizou mais de 50000 operários e recursos vindos de todo o mundo. O sonho de um homem, rei, a obra de um povo.

Venha connosco seguir os passos de Baltasar e Blimunda, de D. João V e de muitas personagens do século XVIII.

Esta visita já se encontra esgotada. Nova data em breve!

Um almoço de conto de fadas - à mesa com três rainhas

A nossa terceira visita imaginária convida-vos a descobrir um almoço muito especial. A ideia é simples: imaginemos que vamos participar no...